sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Através da experiência...

Conhecer histórias e/ou pessoas que nos ensinem algo, faz-nos crescer!

Na nossa profissão podemos aprender experimentando, contando a outros e, também, ouvindo experiências de outros... ou mesmo lendo...

É o que vos propomos... experimentar através da leitura o mundo da Educação Especial e especial... em cada um de nós há um professor assim: capaz! Nas nossas salas o que não falta são os alunos com vidas difíceis e não nos esqueçamos que uns podem aguentar melhor que outros, mas as fortes lacunas nas bases da personalidade... podem provocar danos irreparáveis!
Não somos psicólogos... heróis... ou mesmo pais... somos professores. Mas, talvez, nestes tempos difíceis, tenhamos de ser um pouco disto tudo... ou pelo menos que elas, as crianças, nos sintam perto, amigos... interessados em ajudá-las a crescer... afinal é ou não é essa a nossa "missão"?!
De: Torey Hayden
O Livro: "A criança que não queria falar."

"Era uma criança de seis anos, insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento... até encontrar uma jovem e brilhante professora."

1 comentário:

Anónimo disse...

Por acaso já li e adorei.
Pus-me a reflectir sobre a forma como esta professora trabalhava com os seus alunos e a forma como eu trabalho com os meus.
Dou-me conta que nem sempre consigo, principamente quando zangada, falar-lhes com a calma necessária para que alterem a sua acção. Confesso que estou a fazer um esforço, consciencializando-me do meu erro, para mudar. :) Mas
e dificil!:)

Beijinhos,
Madalena.