segunda-feira, 21 de abril de 2008

WorkShop de Sensibilização à Musicoterapia


Vai realizar-se na Escola Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal, no dia 8 de Maio, das 15h às 18h, o WorkShop de Sensibilização à Musicoterapia, tendo como formadora:

Márcia Teles de Vasconcelos -Licenciada em Psicopedagogia e Master em Musicoterapia. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) e coordenadora do Pólo do Porto da APMT – Espaço Entrelaços, onde exerce actividade clínica em Musicoterapia. Dinamiza atelier de Musicoterapia do Espaço t – Porto com adultos em contexto de Reabilitação Psicossocial. Exerce actividade clínica com adolescentes em Terapias Expressivas – Musicoterapia, na Casa de Saúde Mental ao serviço da Casa Pia de Lisboa. Exerce também actividade clínica em Musicoterapia na Jazz Ao Norte – Porto e no Apoio XXI - Centro Psicopedagógico em Vila Nova de Gaia. Formadora certificada pelo IEFP. Formadora de Musicoterapia no IFE – Instituto Formação de Enfermagem, Espaço t e Apoio XXI.

OBJECTIVOS:
Promover o conhecimento da prática da musicoterapia junto dos técnicos de educação e saúde.
Promover a reflexão, o debate e a partilha de experiências vivenciais, facilitadoras do desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1.Musicoterapia: Definição

2.Áreas de Intervenção clínica
3.A Musicoterapia em Portugal.
4.A formação profissional do Musicoterapeuta
5.O papel do Musicoterapeuta
6.A música e os seus efeitos terapêuticos.
7.A Identidade Sonoro-Musical.
8.Os Métodos e técnicas em Musicoterapia.

METODOLOGIA: Metodologia teórico-prática, promotora de dinâmica de grupo, sustentada pela exposição teórica e pela dinamização de propostas práticas.

Destinatários:
Professores, Educadores, Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Músicos, Terapeutas de várias especialidades e Estudantes das referidas áreas profissionais.

Organização:
(Alunos do 12ºano no âmbito da disciplina de AP)


Preço: 5 euros
Inscrições: 265771422

1 comentário:

oficina musical ZEN disse...

A Academia de Produtores Culturais tem o prazer de anunciar o Workshop Seminário de boomwhackers ( instrumento de percurssão afinado pela escala musical ), no próximo dia 3 de Maio em Azeitão - Setúbal, pelo professor Sérgio Morais


O nosso convite, prende-se com o desígnio de facultar aos educadores, professores e responsáveis por equipamentos culturais -produtores, directores ou programadores- do sector público e privado, bem como às organizações socioculturais, um conjunto de abordagens teóricas e práticas que consideramos úteis, eficazes e críticas no horizonte da educação e desenvolvimento socio efectivo das crianças, através de um instrumento musical de grupo que obriga à entreajuda e trabalho de equipe, bastante utilizado nos Estados Unidos, Japão e países Nórdicos ( Boomwhacker ) que pretende substituir o instrumental Orff, já ultrapassado nas práticas de ensino contemporâneas.





PROGRAMA DO Workshop « Boomwhackers versus Ferramenta Educativa »




Workshop | 3 de Maio 2009 - Domingo | GMDUP - Azeitão - Setúbal | 9h30 > 17h00


Tema: Boomwhackers Ferramenta Educativa e de desenvolvimento social


Conteúdos:

Visualização de videos com actuações do grupo profissional de boomwhackers « Plastic Music », visualizações de actuações de grupos amadores de crianças.
Contacto com os Boomwhackers, tipos de boomwhackers, manuseamento, alterações de tonalidades.
Noções de tempo, timbre, altura, duração, harmonia, sonante e dissonante, formação de acordes.
Composição simples / Composição com acordes / Composição em contraponto.
Musicoterapia para crianças.
Formação de grupos de trabalho,Técnicas de fomento da entreajuda e do trabalho de equipa entre as crianças
Como potenciar estes instrumentos como ferramentas educativas para crianças com 4 anos/ 6 anos/ 8 anos / 10 Anos/ 12 anos, etc...

As interacções dinâmicas e cumplicidade relacional
Boomwhackers como ferramenta relacional e de cooperação
Aquisição de equipamentos

Destinatários: Professores, Educadores, Animadores, Musicos, Psicôlogos, Musicoterapêutas, Programadores Culturais em funções no sector privado e no terceiro sector. (Fundações, Associações, Cooperativas, Equipamentos Culturais, Comunicação Social, Galerias, etc...)

INSCRIÇÕES e mais INFORMAÇÃO:

As inscrições para o Workshop deverão ser feitas atarvés de formulário online disponível em:

http://boomwhackers.blogspot.com/