O que penso é que este exame, de alguma forma, descredibiliza a formação inicial que tivemos.
Oiço agora afirmarem que neste dia poderão surgir vários acontecimentos (má disposição, doença, desgosto, nervoso etc.) que poderão condicionar a nota desejada (catorze). Então lembro-me dos professores do primeiro ciclo que avaliam (quantitativamente) os seus próprios alunos de acordo com as "notas" que têm nos três testes dos período e que se esquecem desses factores condicionantes.
Talvez seja ingénua em afirmá-lo, mas por vezes também vejo este exame como uma forma de tornar a "carreira docente" numa elite, onde só há espaço para os bons.
Finalmente estou a aperceber-me que se todos, os que a partir de agora, entrarem no sistema com catorze valores, não haverá espaço daqui a uns anos para " insuficientes" e "regulares" na Avaliação.
... para uma elite... espaço, apenas para os bons?... aqueles que conseguirem demonstrar boas notas... não estamos concerteza a falar de "bons professores", aqueles que ensinam para além do curriculo, a viver, a saber viver a vida...
- Apoiar ex-alunos licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e outros, na sua inserção profissional; -Incentivar a divulgação, debate e reflexão sobre as experiências de trabalho, especialmente durante os primeiros anos, mas também ao longo da profissão; - Debater questões relacionadas com a construção e desenvolvimento profissional do professor; - Reflectir, conhecer e encontrar respostas para as necessidades de formação dos professores; - Conhecer e divulgar a continuidade dos percursos de formação e de investigação dos professores após a sua formação inicial.
2 comentários:
Algumas ideias... baralhadas...
O que penso é que este exame, de alguma forma, descredibiliza a formação inicial que tivemos.
Oiço agora afirmarem que neste dia poderão surgir vários acontecimentos (má disposição, doença, desgosto, nervoso etc.) que poderão condicionar a nota desejada (catorze). Então lembro-me dos professores do primeiro ciclo que avaliam (quantitativamente) os seus próprios alunos de acordo com as "notas" que têm nos três testes dos período e que se esquecem desses factores condicionantes.
Talvez seja ingénua em afirmá-lo, mas por vezes também vejo este exame como uma forma de tornar a "carreira docente" numa elite, onde só há espaço para os bons.
Finalmente estou a aperceber-me que se todos, os que a partir de agora, entrarem no sistema com catorze valores, não haverá espaço daqui a uns anos para " insuficientes" e "regulares" na Avaliação.
Cá estaremos para ver.
Um beijo,
Madalena.
... para uma elite... espaço, apenas para os bons?... aqueles que conseguirem demonstrar boas notas...
não estamos concerteza a falar de "bons professores", aqueles que ensinam para além do curriculo, a viver, a saber viver a vida...
bjs
Nice*
(concordo contigo miga!)
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