terça-feira, 10 de junho de 2008

Contas de Fazer por Casa

Pais podem desempenhar um papel precioso para familiarizar os mais pequenos com o mundo da Matemática
Contas de Fazer por Casa
Por BÁRBARA SIMÕES
Domingo, 2 de Abril de 2000
PÚBLICO

São exercícios simples, brincadeiras com as matrículas do carros e jogos com a conta das compras. Podem ser de grande utilidade para ajudar os miúdos a desenvolver o cálculo mental e a conviver com os números. Alguns exemplos para treinar neste Ano Mundial da Matemática.

"Supercalifrajalisticexpealidotius". Para começar, deixe a criança contar quantas letras tem esta palavra. Se cada vogal custar cinco escudos e cada consoante dez, quanto vale a palavra inteira? E qual é o nome do miúdo que está a responder? Quanto custa, se se utilizar a mesma "tabela de preços"? O palavrão foi publicado no jornal "The Guardian" para exemplificar o tipo de exercício que pode ser feito em casa para habituar os mais pequenos a conviver, com a maior das naturalidades, com o mundo das operações matemáticas.
Será que este tipo de táctica resulta e pode ajudar a diminuir a proverbial aversão à disciplina? José Paulo Viana, professor do ensino secundário e autor dos "Desafios" semanalmente lançados na revista PÚBLICA, acha que sim. "Pode ser determinante. Muitos dos bons alunos que temos vêm de famílias onde há uma preocupação dos pais nesse sentido. Às vezes nem é explícita, faz parte da cultura familiar: os adultos conversam muito com eles, vão pondo questões, jogos, problemas que obrigam os filhos a raciocinar, a organizar o pensamento".

Ler artigo completo: http://www.apena.rcts.pt/aproximar/matematica/word/artigopublico1.doc

Sem comentários: